Orando no Espírito

(…) orando no Espírito Santo. Judas 20.
Esta frase compacta ocorre perto do final da breve carta de Judas, o verbo um particípio que explica, em parte, como edificar a vida da fé em comunidade.

As versões mais parafrásticas entendem a frase de várias maneiras: orando no poder do Espírito, movidos por ele, guiados por ele, com a ajuda dele, etc.

Vivemos, depois da vinda e ascensão de Cristo, na era do Espírito Santo. A atual dispensação (regime ou gestão) do Espírito assim eleva a oração como uma das suas características principais. Vivemos na época da oração. Devemos nos dedicar à oração expressando essa realidade da nossa era.

Dessa maneira, todas as frases que expandem a frase estão corretas. Ou, pode-se dizer que estamos “orando no âmbito do Espírito Santo”. Ver, por exemplo, Romanos 8.

Judas não pensa em milagres como resultado das orações, mas sim na própria presença divina.