Igrejas somente em casas?

Nota: Este artigo foi publicado faz três anos. Não foi transferido para o novo site. Estamos então republicando-o aqui, com pequenas revisões.

Apareceu há alguns dias uma pergunta no Facebook sobre igrejas nas casas: “Alguns irmãos em Cristo acham que as igrejas deveriam reunir-se apenas em casas. O que vocês dizem sobre isso?” Damos aqui a nossa resposta a esta pergunta, pois o assunto é de grande interesse para o nosso trabalho iniciado em 2014 na nossa casa.

Afirmar que as igrejas deveriam se reunir apenas em casas cria uma restrição maior do que a exigência bíblica. Nos primeiros dias da igreja em Jerusalém, por exemplo, além de encontrarem-se nas casas, os discípulos se reuniam na área do templo.

Em Éfeso, Paulo e os discípulos se reuniram na escola de Tirano, após, evidentemente, fazerem reuniões dentro da própria sinagoga dos judeus, At 19.8-10. Paulo continuou com Tirano durante dois anos. Não há informações por quanto tempo os discípulos continuaram lá após a saída do apóstolo, mas não seria fora da possibilidade a continuidade das reuniões cristãs na escola de Tirano por muito tempo.

Estes dois exemplos mostram que a restrição apenas às casas não procede em termos do Novo Testamento. Também já ouvimos que, se não se reúne nas nas casas, a “Igreja de Cristo” se torna uma denominação por isso. Tal atitude fala onde a Bíblia não fala. O que importa não é onde se reúne mas com que atitude. Tem gente que acha que é igreja só com prédio, outros só sem prédio. A atitude que, nessa questão, vê como opção irá avaliar as vantagens e oportunidades.

Cremos que as congregações fazem bem quando se reúnem nas casas. Começamos em janeiro de 2014 uma nova congregação no nosso lar. As vantagens são grandes. Podemos dedicar o nosso tempo e toda a oferta dos irmãos às necessidades entre nós e à pregação do evangelho. Poderemos alcançar pessoas que nunca entrariam em prédio de igreja. Mas exigir que todos façam isso é ir além do que está escrito. A igreja muito bem pode se reunir numa escola, numa sala alugada, ao ar livre, ou numa estrutura por ela edificada e dedicada.

No Novo Testamento a igreja tem o mandamento de se reunir. (Ver Hb 10.25ss, por exemplo.) A reunião dominical não é facultativa. Temos exemplos aprovados de tais reuniões. Mas não há mandamento específico quanto a local de reunião. Nem existe exemplo único dentro do Novo Testamento, como se vê acima, de reuniões que ocorrem em um único tipo de local.

Cada congregação, portanto, fica à vontade de determinar por ela mesma a melhor opção para seu local (ou locais) de reunião.

2 thoughts on “Igrejas somente em casas?

  1. Muito bom comentário, lembro desse pergunta na época do Facebook e vi uma resposta de um irmão muito interessante:

    Seja de Casa em Casa, de Prédio em Prédio, de Favela em Favela, de Grota em Grota, continuaremos a ser a igreja de Cristo.

Deixe uma resposta