Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

vida em Cristo

Se alguém está em Cristo

Segundo uma pseudoetimologia da palavra forró, “no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado ‘forró’ pelos nordestinos”.

As pessoas gostam de contar essa história. Já a ouvi várias vezes. Não é que recomendo a participação em festas e danças do gênero, nas quais há bebida e sensualidade. Mas quero ressaltar que o evangelho é o verdadeiro “forró” — quer dizer, for all.  Qualquer pessoa pode entrar em Cristo, se se submeter às condições de entrada.

Nosso texto para memorização na semana 3 de 2019 é 2 Coríntios 5.17:

Portanto, se alguém está em Cristo,
é nova criação.
As coisas antigas já passaram;
eis que surgiram coisas novas!
2 Coríntios 5.17

Se alguém — Paulo não enfatiza o ponto neste texto, mas está implícito aqui, pelo uso de alguém, que a possibilidade de ser uma nova criação está aberta para qualquer pessoa. Não é privilégio de poucos. Não consideramos mais as pessoas “do ponto de vista humano” v. 16. O evangelho é para todos! A nova criação ocorre no coração, portanto, “todas as considerações físicas são insignificantes” (McKinney 285). Mas o indivíduo tem de ser disposto a entrar em Cristo.

A partícula se funciona aqui como uma conjunção subordinativa condicional. Ela expressão uma condição. Podemos ser uma nova criação? Depende. Temos que satisfazer as condições! Aqui, elas são resumidas como estar em Cristo.

1 Comment

  1. Aida

    Sim, verdade. No forró a animação é passageira e no evangelho a alegria é eterna. Além disso, os caminhos são opostos.

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén