A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

Salmo 5: Alegria dos piedosos

O seguinte texto foi traduzido do Bridgeway Bible commentary, de Don Fleming, excelente resumo do Salmo 5.

Em outra oração matinal [referência ao Salmo 3], David lembra novamente os ataques que certos inimigos fizeram contra ele. Isto o leva a considerar as diferentes atitudes que Deus tem para com os piedosos e os ímpios. Davi espera que Deus ouça suas orações e o salve de seus inimigos (1-3).

A razão da confiança de Davi é que seus inimigos pertencem a esse grupo de pessoas cuja maldade traz apenas oposição de Deus (4-6). Em contraste, Davi adora a Deus com um coração verdadeiro e tem um desejo sincero de conhecer os caminhos de Deus e caminhar neles (7-8). O discurso dos ímpios revela o mal em seus corações, e por causa desse mal, Deus os castigará. Por outro lado, a alegria dos justos mostra seu amor por Deus e, por causa desse amor, Deus os protegerá (9-12).

J.E. Smith cita esboço de Scroggie para a estrutura quiástica do salmo:

O v. 8 me chamou atenção hoje, em especial, citando na VFL:

SENHOR, mostre-me como viver uma vida justa, porque os meus inimigos estão à espreita esperando que eu caia, tire os obstáculos do caminho por onde me leva.

  1. É o Senhor quem nos guia. Temos que ouvir suas orientações. A Bíblia é o meio pelo qual ele nos guia hoje. Leiamos sempre, sempre essa Palavra de Deus.
  2. O que Deus quer de nós? A justiça, ou piedade, a vida conforme sua vontade. Ver Mateus 6.33.
  3. Os inimigos à espreita nos lembram hoje do texto de Pedro: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos” 1 Pedro 5.8-9.
  4. Davi sabe que o Senhor ouve sua oração diária, v. 3. Seu pedido: para tornar o caminho de tal modo que ele não tropece nem perca seu caminho. Ele está pedindo “proteção e orientação na vereda da vida” (TLSB).

Facilmente, podemos tornar as palavras de Davi nossas neste salmo pela oração que faz, pela oposição que enfrenta e pela alegria que sente na confiança do Senhor.


Assine o site irmaos.org e incentive seus irmãos em Cristo a fazerem o mesmo. Ver topo da coluna à direita.

1 Comment

  1. Valdir José da Silva Silva

    Sim, quando nos deixamos guiar pelo Senhor através da Palavra dele, sentimos segurança, mesmo em meio aos inimigos.

Deixe uma resposta