Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

vida em Cristo

Podemos saber se somos humildes?

A humildade é necessária para ser salvo.

Alguém afirmou que a pessoa humilde não sabe que é humilde. Parece correto, pois considera-se que a pessoa humilde não pensa em si própria.

Mas parece que a afirmação não usa uma definição bíblica. No mínimo, ignora o que a Bíblia diz a respeito da humildade.

A humildade se opõe ao orgulho. O orgulho tem ambição de ocupar posição maior. Está sempre se comparando com outros, Gl 6.3-4. O humilde, porém, tem uma opinião realista de si mesmo, sempre ciente da sua dependência de Deus.

A atitude humilde é bem descrita em Romanos 12.3:

Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu”.

A humildade tem conceito realista de si mesma em relação a Deus e aos outros:

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros, Fp 2.3-4.

O apóstolo Paulo declarou ao prebitério efésio que tinha humildade: “Servi ao Senhor com toda a humildade” At 20.19. Ele reconheceu que a possuía. Ninguém diria que Paulo fosse hipócrita ou auto-iludido. Ele tinha consciência das suas motivaçãoes e clareza quanto às suas atitudes entre os efésios.

Se não pudéssemos saber que somos humildes, não teríamos como medir nosso progresso em obedecer ao mandamento para agirmos com humildade.

A humildade é necessária para a salvação, Mt 18.1-4, e para o serviço eficaz no reino de Deus, Fp 2.1-11. Por isso, é importante possuí-la e reconhecer quando ela é ou não presente na nossa vida.

2 Comments

  1. Aida

    Interessante tema. Penso
    que a pessoa humilde (talvez) nunca se sentirá
    ofendida ou humilhada em alguma situação,
    pois a palavra humilhação
    significa rebaixamento, diminuição e aquele que é verdadeiramente
    humilde já estaria na posição de sujeição ou submissão sem se dar conta.
    Em outras palavras,
    a pessoas já morreu para si mesma. Isso é apenas uma reflexão.

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén