Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

Quem sou eu? Como posso ser diferente? Como acreditar em mim mesmo?

Há 30 anos o conselheiro Alan McGinnis escreveu um livro sobre a confiança, oferecendo 12 regras para conseguir a autoconfiança, mudar o conceito de si mesmo e ter uma vida de sucesso e felicidade. O livro traz excelentes ideias para deixar de lado conceitos inúteis e prejudicadores sobre quem somos.

Em matéria relacionada, comecei em 2005 a oferecer à irmandade um seminário chamado “Transformação Total“, pois percebi que alguns não estavam alcançando a plenitude da vida em Cristo que nos é proposta nas Escrituras.

O livro de McGinnis aborda seu assunto da perspectiva da Psicologia. Nosso trabalho concentrou as atenções nas realidades espirituais da criação por Deus, da redenção em Cristo e da habitação do Espírito Santo.

McGinnis procurou mudar o autoconceito, um projeto digno. Mas o que Deus faz vai muito além. Ele nos transfere do nosso estado tenebroso para uma nova vida sob a orientação e governo do seu Filho.

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados, Col 1.13-14.

O reino de Deus exige de nós cem porcento do nosso esforço. Deus não aceita um esforço pela metade. Mas tudo nos é possível pelo que Deus faz em nós, por nós e por meio de nós, ver Ef 4.6. É “seu divino poder” que nos dá—e já nos deu—”tudo de que precisamos” para a vida piedosa, isto é, para servir a Deus conforme sua vontade, 2Pe 1.3.

Nas próximas semanas, vamos nos dedicar, nas reuniões dominicais no Urbanova, ao texto de 2 Pedro 1.3-11 para examinar “O bom acréscimo” que todos precisamos fazer em nossa vida em Cristo.

Agora, estabelecemos ontem que esse acréscimo e uma mudança de mentalidade ocorrem porque Deus está agindo. Deus nos transferiu para seu reino. (Estou falando a respeito dos cristãos; aquele que ainda não entrou em Cristo precisa ver aqui.) Deus nos transformou a situação. Ele nos resgatou, dando-nos o perdão dos pecados. Ele nos fez filhos e povo da sua propriedade particular, Jo 1.12; 1Pe 2.9-10.

Nosso autoconceito se baseia agora no que Deus fez, e ainda fará, por nós:

  • O ato da criação já estabelece o grande valor que temos aos seus olhos.
  • O sacrifício de Cristo na cruz proclama o quanto somos preciosos para ele.
  • A habitação do seu Espírito (e de toda a Divindade) nos infunde da confiança divina e do poder do alto.

Para tudo isso acontecer, nós temos de tomar certas atitudes:

  • Por isso é que precisamos da leitura e meditação constantes das Escrituras, para que estas verdades se façam presentes cada vez mais em nosso coração.
  • Por isso é que precisamos da oração, para abrir a totalidade da nossa vida à obra do Senhor.
  • Por isso é que precisamos da constante comunhão com a congregação dos fiéis, para que o amor fraterno confirme em nós o amor divino.

A mudança que Deus nos oferece permanece inabalável contra todas as investidas do Maligno, todas as críticas e as perseguições dos inimigos e todos os tropeços, decepções e tristezas diárias.

Não há confiança maior do que esta.

“Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo” 2Co 3.4.

2 Comments

  1. Ronaldo de Moraes

    Quando não estamos em Cristo, na Sua palavra, ficamos mais suscetíveis às crenças limitantes: eu não posso, eu não consigo fazer, não consigo ser… Eu sou assim porque….
    Cristo nos liberta até de nós mesmo. De nossas prisões mentais.

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén