Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

Os propósitos do seu coração

O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos. Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.
Salmo 33.10-11

  1. O salmista faz um contraste entre os propósitos dos povos e os do Senhor. Ele é soberano. Ninguém consegue impor seus planos no Senhor Deus.
  2. Os propósitos humanos não cumprem os propósitos divinos, pois os primeiros não são guiados pelo segundo.
  3. Os propósitos de Deus surgem “do seu coração”. Pensamos hoje no coração como o centro das emoções. A Bíblia o considera principalmente como a fonte dos pensamentos, das decisões e do foco de atenções da pessoa.
  4. Os propósitos humanos são mutáveis. Os de Deus “permanecem para sempre”. São tão eternos quanto aquele que os estabeleceu. Não fica melhor, então, adotar os propósitos de Deus?
  5. Se os propósitos de Deus permanecem para sempre, isso significa que não mudam. Ele não modificará seu plano nem nos surpreenderá com novas propostas. Podemos contar com a sua constância.
  6. Devemos determinar quais são os propósitos de Deus e resolver nos inserir neles, para que nós também, juntamente com estes, possamos permanecer perante ele e receber dela a bênção eterna.
  7. Entre os propósitos do Senhor é o de “livrá-los da morte e garantir-lhes vida” v. 19. Deus quer nos resgatar. Sua intenção para conosco é bondosa.
  8. Conhecendo os propósitos divinos, o salmista fala de amor, esperança, alegria e temor ao longo do salmo. O propósito de Deus inspira ânimo e todas as coisas boias.
  9. Deus faz tudo pelo poder da sua palavra. “Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu” v. 9. Sua palavra escrita, a Bíblia, continua realizando o seu propósito e o levará a termo no último dia.
  10. Reflita: Como posso compreender e aceitar os propósitos do coração de Deus?

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén