Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

O propósito de lhe agradar

Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor. Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos.
2 Coríntios 5.7-9

  1. O materialista trabalha com o que pode ver. Vive somente no presente, para satisfazer suas apetites e desejos. Dedica-se às coisas deste mundo. Constrói sua vida em cima de fundamentos que parecem sólidos, mas que serão destruídos. Viver somente pelo que se vê é a vida das mais tristes.
  2. Os cristãos vivem pela fé, isto é, nas coisas que ainda não se vê. Vivem para o futuro, a única esperança da eternidade ao lado de Deus. Dedicam-se às coisas celestiais. Constroem sua vida em cima de verdades que resistirão o tempo.
  3. A fé traz a confiança. O que é essencial à vida eterna não pode ser tirado por ninguém. O ser humano não tem poderes para separar-nos do amor de Deus ou das suas valiosas e preciosas promessas. A salvação é garantida.
  4. As preferências do cristão refletem seu desejo de estar com Cristo, Filipenses 1.23. Isso significa ausentar-se do corpo físico, mas permanência nele significa pouco agora, comparada às glórias celestiais. Pois estas são resumidas em “habitar com o Senhor”.
  5. Para habitar com ele, é necessário agradá-lo agora em tudo. Isto resume o nosso propósito enquanto na terra. O ser humano procura agradar aos outros. O seguidor de Cristo também procura isso, dentro dos parâmetros do propósito maior, e isso para que todos sejam salvos, 1 Coríntios 10.33–11.1. Quem procura agradar aos homens não pode ser servo de Cristo, Gálatas 1.10.
  6. O termo aqui traduzido como “ter o propósito” (grego: philotimeomai) é literalmente ter uma ambição, aspirar a um alvo. Implica em esforço para realizar algo, buscar intensamente algo. Aqui, resume sua razão de vida.
  7. Citação: Embora Paulo tivesse confiança, ele não se tornou preguiçoso. Ele queria agradar a Deus enquanto no seu corpo (ausente) e quando ia estar com o Senhor (em casa)” (Hampton).
  8. Reflita: Como é que eu expresso meu propósito de vida? Realmente vivo de acordo com ele?

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén