Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Bíblia

A primeira Bíblia impressa

Um site em inglês anotou o seguinte sobre a primeira Bíblia impressa: (1)

No 23 de fevereiro de 1455, foi publicada a Bíblia de Gutenberg. Foi o primeiro grande livro impresso com tipo móvel no Ocidente. Marcou o início da “Revolução de Gutenberg” e a era do livro impresso. Amplamente elogiado pelas suas elevadas qualidades estéticas e artísticas, o livro tem um status icônico. Escrita em latim, a Bíblia de Gutenberg é uma edição da Vulgata, impressa por Johannes Gutenberg, em Mainz, Alemanha, na década de 1450. Quarenta e oito exemplares, ou porções substanciais de exemplares, sobrevivem, e são considerados por muitas como os livros mais valiosos do mundo.

Damos graças a Deus por possuirmos a Bíblia impressa hoje, pela tecnologia que permitiu a divulgação da Palavra da verdade e ainda mais pelos meios hoje, como a internet, que colocam as Escrituras nas mãos de todos.

Damos graças ao Senhor também pelas várias versões que temos, as quais facilitam a nossa compreensão dos textos originais, tendo ainda a alegria de poder distribuir alguns exemplares da Versão fácil de ler a irmãos e aos de fora.

Damos graças ao nosso Pai celestial que inspirou homens a escrever, cada um dentro das suas condições e estilo, o que ele queria que fosse revelado a respeito do seu plano de salvação. “Certamente o Senhor, o Soberano, não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas” Am 3.7.

Damos graças a Deus a quem preservou, dentro de processos históricos conferíveis, a integridade do texto bíblico, de modo que podemos ter certeza de que as cópias que temos nas nossas mãos são de fato Palavra do Senhor.

Deus é bom, e tudo o que ele faz é bom, Sl 119.68; sua bondade ao nos dar a sua palavra nos leva a pedir dele: “ensina-me os teus decretos”.


(1) Parece que o texto foi tirado de Wikipedia.

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén