Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

O que prevalece

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.
Provérbios 19.21

  1. O livro de Provérbios trata da sabedoria. Procura ensinar a sabedoria de Deus. A chave desta é temer ao Senhor, 1.7, e entender qual é a intenção dele. Para nossa felicidade, Deus revela suas intenções e qual o seu propósito.
  2. O homem faz “muitos” planos. A multiplicidade dos seus planos indica inconstância. Também, os planos humanos são insuficientes de abranger toda a sua vida. Seus planos são pequenos demais.
  3. Novamente, vê-se que os planos são criados no coração. (Ver no. 3 deste artigo.) Não se deve pensar que, na Bíblia, o coração se refira principalmente à parte emocional ou sentimental do homem. Por isso, algumas versões traduzem o termo hebraico como “mente”.
  4. O termo “prevalecer” é literalmente ficar em pé ou levantar-se. Quando todos os outros fracassam e caem por terra, o propósito do Senhor sobressai.
  5. Para que o plano humano tenha sucesso, é necessário alinhar-se com o propósito divino. Esta é a essência da sabedoria.
  6. Para chegar neste ponto, é preciso ouvir, v. 20. Fala-se muito em orar antes de fazer planos para que tenham sucesso, mas mesmo antes de orar, precisamos ouvir de Deus qual o seu propósito para a humanidade e para nossa vida. Este ouvir traduz hoje em ler a Bíblia.

  7. O verso que segue o nosso, acima, trata do amor (ou, da fidelidade): “O que se deseja ver num homem é amor perene; melhor é ser pobre do que mentiroso” v. 22. Não é por acaso, talvez, que se fale do amor logo em seguida do texto sobre o propósito de Deus. Deus ama, e deseja ver em nós o amor fiel.

  8. Citação: “Um homem pode ter planos de fazer grandes coisas, mas ele precisa primeiro considerar se seus planos estão de acordo com a vontade de Deus, Provérbios 16.1, 9; Números 23.19; Malaquias 3.6” (Roger Dickson, Dickson teacher’s Bible).

  9. O propósito de Deus não abençoa o homem de gênio difícil, v. 19, o mentiroso, v. 22, o preguiçoso, v. 24, nem o zombador, v. 25.

  10. Reflita: Quais planos meus estão fora do propósito de Deus?

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén