Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

Deus nos preparou para este propósito

Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir.
2 Coríntios 5.4-5

  1. Deus é “o que é, o que era e o que há de vir” Apocalipse 1.8. Assim, ele trabalha o passado, o presente e o futuro. Tudo será resolvido no por vir.
  2. Aqui, “casa” representa o corpo humano. Na nossa existência física, “gememos e nos angustiamos”. Este mundo está cheio de aflições. Toda a existência humana na terra, inclusive o mundo material, sofre da Queda. (A Queda se refere ao primeiro pecado de Adão e Eva e os efeitos decorridos dele.) O pecado entrou no mundo e afetou tudo.
  3. Estado vergonhoso de ser é estar “despidos”. Paulo utiliza a vergonha da nudez como figura para falar da necessidade do nosso espírito ter alguma roupagem. O grande desejo é para ser revestido da habitação celestial, isto é, de receber a transformação do corpo em realidade espiritual.
  4. O que temos hoje em termos materiais é mortal. Graças ao Senhor, a nossa mortalidade será “absorvida” pela vida eterna que Deus dá. O termo é literalmente beber, engolir (NVT), devorar, destruir.
  5. Em todo lugar nas Escrituras, Deus toma a iniciativa. “Foi Deus que nos preparou”. A obra é dele. É ele que dá o seu Espírito Santo ao seu povo. Não é um processo impessoal ou do destino, mas é o Criador e Realizador que determinará o desfecho.
  6. O que “está por vir” é o que mais nos interessa. Os cristãos possuem uma garantia do futuro. A garantia é o Espírito Santo. Temos na Palavra de Deus a promessa da sua habitação. “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” 1 Coríntios 3.16; Romanos 8.11; 2 Timóteo 1.14.
  7. Reflita: Em quais dos tempos—passado, presente ou futuro—eu mais vivo?

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén