Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

sermão

‘Portanto’, Mateus 6.34

Pratileiras vazias no Pão de Açucar no Urbanova

Mensagem na congregação no Urbanova no 27 de maio de 2018.

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” Mateus 6.34.

  • Estamos no sétimo dia da greve dos caminhoneiros. Falta combustível nos postos e alimentos nos supermercados. Muita gente entrou em pânico e comprou montões de alimentos, tornando o problema pior ainda. Há preocupação sobre o dia de amanhã.
  • Esta preocupação sobre o dia de amanhã dirige a vida da maioria das pessoas, e não somente em momentos assim. É estilo de vida para elas. É sinal de ser pagão, v. 32, pois mostra falta de fé em Deus.
  • Neste segundo “portanto” bíblico na nossa série sobre algumas conclusões espirituais nas Escrituras, queremos ver uma palavra de Jesus sobre esta preocupação.

O Portanto de Mt 6.34

  1. Qual o “portanto” deste verso? Deus nos acrescentará todas as coisas necessárias para a vida, 33.
    • Toda a Escritura testifica às providências de Deus.
    • Salmo 23.5: “Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice“.
    • Filipenses 4.19: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”.
    • E aqui no sermão do monte, Mt 6.32: “(…) o Pai celestial sabe que vocês precisam delas”.
  2. Precisamos pensar sobre o dia de hoje quanto às nossas necessidades.
    • Este é o imperativo deste verso: não preocupar sobre o amanhã. Corresponde ao v. 25, e serve como moldura da passagem.
    • Pensando sobre a eternidade nos ajudará a não preocupar sobre o amanhã.
    • Não controlamos o dia de amanhã. Nossos pensamentos ou planos não mudam o futuro. Deus é quem tem controle do futuro.
  3. A razão para não se preocupar: o amanhã trará as suas próprias preocupações.
    • Não há como resolver os problemas de amanhã hoje.
    • Podemos evitar muitas coisas hoje que causarão problemas amanhã: pecados, atitudes, pessoas. Mas não controlamos o nosso ambiente.
    • NBV tem uma ideia um pouco diferente sobre esta frase: “Deus cuidará do dia de amanhã para vocês também”. Mesmo que a frase não contenha a ideia, é certamente a verdade.
  4. Jesus é realista. Cada dia tem suas dificuldades e problemas.
    • Nunca devemos imaginar que vamos chegar a um momento ou período na vida quando não haverá problemas.
    • Jesus também nos conhece. Sabe que não aguentamos pensar além do presente quanto às preocupações da vida. A mente não suporta peso tão grande. (Por isso, muitos são aflitos e incapacitados.)
  5. Quem fica preocupado com o dia de amanhã tem tendência de ser pessimista e achar defeito com muitas coisas. Talvez por isso Jesus segue este “Portanto” com instrução contra julgar severamente os outros, 7.1ss.
    • Tiago faz semelhante ligação em 5.7-9. No sofrimento, devemos esperar a recompensa do Senhor no tempo dele, sem queixar uns dos outros.

E Agora?

  1. Há uma condição para que Deus nos dê todas as coisas que precisamos: buscar o reino dele em primeiro lugar e viver de forma correta, 33. Como fazer isso?
  2. Se você não é cristão, precisa pôr nele a sua fé e obedecê-lo para ter o perdão de pecados e tornar-se filho dele.
  3. Se você é cristão, precisa rejeitar o procedimento pagão de “correr atrás” das coisas deste mundo. Se você faz isso, deve se arrepender para confiar no Senhor para suas necessidades.

2 Comments

  1. Caio

    Parabéns pelo texto. Bom dia.

  2. Aida

    Excelente reflexão.

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén