Mensagem na congregação no Urbanova no 27 de maio de 2018.
“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” Mateus 6.34.
- Estamos no sétimo dia da greve dos caminhoneiros. Falta combustível nos postos e alimentos nos supermercados. Muita gente entrou em pânico e comprou montões de alimentos, tornando o problema pior ainda. Há preocupação sobre o dia de amanhã.
- Esta preocupação sobre o dia de amanhã dirige a vida da maioria das pessoas, e não somente em momentos assim. É estilo de vida para elas. É sinal de ser pagão, v. 32, pois mostra falta de fé em Deus.
- Neste segundo “portanto” bíblico na nossa série sobre algumas conclusões espirituais nas Escrituras, queremos ver uma palavra de Jesus sobre esta preocupação.
O Portanto de Mt 6.34
-
Qual o “portanto” deste verso? Deus nos acrescentará todas as coisas necessárias para a vida, 33.
- Toda a Escritura testifica às providências de Deus.
- Salmo 23.5: “Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice“.
- Filipenses 4.19: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”.
- E aqui no sermão do monte, Mt 6.32: “(…) o Pai celestial sabe que vocês precisam delas”.
-
Precisamos pensar sobre o dia de hoje quanto às nossas necessidades.
- Este é o imperativo deste verso: não preocupar sobre o amanhã. Corresponde ao v. 25, e serve como moldura da passagem.
- Pensando sobre a eternidade nos ajudará a não preocupar sobre o amanhã.
- Não controlamos o dia de amanhã. Nossos pensamentos ou planos não mudam o futuro. Deus é quem tem controle do futuro.
-
A razão para não se preocupar: o amanhã trará as suas próprias preocupações.
- Não há como resolver os problemas de amanhã hoje.
- Podemos evitar muitas coisas hoje que causarão problemas amanhã: pecados, atitudes, pessoas. Mas não controlamos o nosso ambiente.
- NBV tem uma ideia um pouco diferente sobre esta frase: “Deus cuidará do dia de amanhã para vocês também”. Mesmo que a frase não contenha a ideia, é certamente a verdade.
-
Jesus é realista. Cada dia tem suas dificuldades e problemas.
- Nunca devemos imaginar que vamos chegar a um momento ou período na vida quando não haverá problemas.
- Jesus também nos conhece. Sabe que não aguentamos pensar além do presente quanto às preocupações da vida. A mente não suporta peso tão grande. (Por isso, muitos são aflitos e incapacitados.)
-
Quem fica preocupado com o dia de amanhã tem tendência de ser pessimista e achar defeito com muitas coisas. Talvez por isso Jesus segue este “Portanto” com instrução contra julgar severamente os outros, 7.1ss.
- Tiago faz semelhante ligação em 5.7-9. No sofrimento, devemos esperar a recompensa do Senhor no tempo dele, sem queixar uns dos outros.
E Agora?
- Há uma condição para que Deus nos dê todas as coisas que precisamos: buscar o reino dele em primeiro lugar e viver de forma correta, 33. Como fazer isso?
- Se você não é cristão, precisa pôr nele a sua fé e obedecê-lo para ter o perdão de pecados e tornar-se filho dele.
- Se você é cristão, precisa rejeitar o procedimento pagão de “correr atrás” das coisas deste mundo. Se você faz isso, deve se arrepender para confiar no Senhor para suas necessidades.
Caio
Parabéns pelo texto. Bom dia.
Aida
Excelente reflexão.