Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

7 pontos marcantes do Salmo 1º

O primeiro Salmo anuncia muitas verdades que serão encontradas em todo o livro dos Salmos. Abaixo, sete pontos marcantes nos seus seis curtos versos.

  1. O primeiro Salmo começa com a palavra “Feliz”, ou “bem-aventurado”. Como introdução ao livro, o salmo e a palavra introduzem a alegria de quem anda na presença de Deus e o busca em todo momento.
  2. A alegria do justo é garantida primeiro naquilo que não se faz e que é evitado, v. 1. Não pode haver mistura do bem e do mal, da justiça e da impiedade. O esforço do justo tem de ser vigoroso e constante contras as influências dos pecadores.
  3. Do lado positivo, suas atenções se dedicam à palavra de Deus e à constante meditação, v. 2. Se estamos murchando, é porque não estamos nos recorrendo à palavra que nos dá o pleno conhecimento de Deus, 2Pe 1.2-3.
  4. O salmo apresenta dois caminhos, entre os quais todo ser humano tem de escolher, vv. 3-6. Deus nos criou com o livre arbítrio, isto é, a capacidade de escolher. Não existe terceira via, mas apenas a justiça (agir corretamente conforme a revelação de Deus) e a impiedade. Ele nos recomenda a justiça.
  5. Deus recomenda a justiça por meio das consequências de cada escolha na vida: a prosperidade (no sentido de bem-estar espiritual para o povo de hoje) do justo, e a destruição do ímpio. Estas consequências são imutáveis. Deus quer o nosso bem, busca a nossa salvação.
  6. Deus sempre visa a comunidade dos justos, v. 5. Ele forma um povo particularmente seu. Hoje este povo é a igreja do Senhor Jesus, 1Pe 2.9-10. Vivemos bem com Deus somente no corpo verdadeiro de Cristo. A “roda dos zombadores”, v. 1, muitas vezes é a religião falsa ou a tradição humana.
  7. Deus julgará, v. 5. O evangelho anuncia seu juízo, At 24.25. A Boa Nova nos prepara para o Dia Final. Quem segue Jesus e obedece seus mandamentos será aprovado naquele dia. Quem desobedece ao Senhor sofrerá “a pena da destruição eterna” 2Ts 1.9-10.

2 Comments

  1. Alexandre

    Irmão Randal, obrigado por mais esta visão de um dos meus Salmos preferidos. Deus acampe em seu novo escritório e que você continue sendo instrumento nas mãos Dele.

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén