A família de Deus na RMVale, e além

vida em Cristo

5 palavras chaves de Salmo 62.5-8

Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado! A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio. Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Salmo 62.5-8

Um irmão pediu que eu escolhesse cinco palavras chaves deste texto, para a edificação dele. Talvez o pedido seja um desses textos que circulam pelas mídias sociais. De qualquer maneira, o exercício é bom. Abaixo, minha escolha.

  1. Somente: Muita gente procura Deus e mais alguma coisa ou mais alguém. conseguiremos descansar em Deus somente quando depositarmos nele exclusivamente a nossa vida. Repare que o salmista está falando para ele mesmo, e não para outro. Está se lembrando do que ele próprio deveria fazer.
  2. Salva/salvação: Somos necessitados e precisamos ser resgatados dos perigos no mundo. Somente um é capaz de salvar. Deus é esperança, rocha, refúgio. Estas figuras expressam as maneiras como Deus age para salvar.
  3. Honra: Passamos vergonha quando falham os nossos planos. Deus não falha. Ele nunca nos deixará na mão.
  4. Confie: O texto está repleto de afirmações sobre Deus e, em função disso, de imperativos. Este verbo é um deles. É fácil confiar em Deus quando as coisas andam bem. O desafio é quando sofremos. Por isso a exortação de confiar em todos os momentos.
  5. Derrame: Deus não quer apenas pedidos nossos, ele quer nosso coração. Ele quer a nossa entrega. Na conversa que criamos na mente, devemos sempre nos lembrar de buscar Deus como refúgio e derramar diante dele tudo o que pensamos, sentimos, planejamos e tememos.

Deixe uma resposta