O matrimônio é um padrão

casamento modeloEstamos no meio de estudos avançados, “Teologia do Modelo”, nos quais pesquisamos a natureza da vida humana e espiritual como tendo um padrão a ser seguido, pois Deus é Deus de ordem.

Encontramos uns dias atrás essa citação, de um documento (PDF) da Igreja Anglicana, publicado em 1999 (tradução nossa):

O matrimônio é um padrão que Deus nos deu na criação, padrão este arraizado profundamente em nossos instintos sociais, pelo qual um homem e uma mulher poderão aprender a amar juntos ao longo da sua vida. Casamo-nos não somente porque amamos, mas para sermos ajudados a amar. Sem a prática e as disciplinas do matrimônio, nosso amor ficará exaurido e nos falhará, talvez de forma muito prejudicial a nós mesmos e aos outros. Quando entramos publica e legalmente no matrimônio, comprometemo-nos a viver e crescer juntos neste amor.

Se um homem e uma mulher estabelecem relações íntimas, Deus ordena que sigam o padrão dele. Jesus se referiu ao retorno à origem da criação para o relacionamento conjugal em Mateus 19, e talvez haja na citação acima uma alusão às palavras do Senhor.

Apesar de problemas profundos no ensinamento anglicano, há o reconhecimento que existe um modelo estabelecido na criação para ser seguido pelo homem. O documento serve para ilustrar a verdade que, para toda a vida humana, Deus estabeleceu um modelo, inclusive para a igreja de Cristo.

3 thoughts on “O matrimônio é um padrão

  1. O casamento fora do padrão de Deus destrói a familia e causa desordem em todos os sentidos!O amor de Deus no casamento é a maior felicidade,a maior herança que foi criado!!

Deixe uma resposta