Nenhuma mente brilhante

igreja de Cristo prega evanglho simplesO evangelho se baseia em fatos. Os fatos dizem respeito a Jesus Cristo. O fato dos fatos é a sua morte na cruz. Assim o apóstolo Paulo pregava.

Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês. Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. 1 Coríntios 2.1-5 NVI

Paulo não lançou mão da retórica nem de uma argumentação lógica complexa, sustentada por linhas de raciocínio humano. Foi por isso que fracassou em Atenas, cidade esta onde as pessoas queriam algo novo, produto de mentes brilhantes.

Paulo pregou um evangelho baseado em fatos e o significado óbvio desses fatos para a vida. Disso, resta apenas aceitar ou rejeitar, abraçar ou fugir.

A pregação simples de Paulo tinha o intuito de evitar que os coríntios se apegassem a uma fé que dependesse de lógica e argumentação filosófica, uma fé à mercê de outros argumentos dessa mesma natureza. “O que depende de um argumento inteligente, fica à mercê de outro argumento mais inteligente” (ICC, pág. 34). Uma fé, entretanto, que se baseia no poder de Deus tem fundamento sólido e duradouro. (S. Lewis Johnson Jr., “1 Coríntios”, Comentário bíblico Moody, vol. 5, pág. 73)

Por isso, a igreja de Cristo prega a mesma mensagem simples. Nossa mensagem é a mesma de Paulo e dos demais apóstolos. É a mensagem de Cristo.

Esta mensagem não tem discussão. Mentes inteligentes querem enfeitar o evangelho, querem atualizá-lo, embelezê-lo, para torná-lo mais atraente às pessoas.

Tal evangelho simples baseado nos fatos de Jesus não atrai gente culta. Pessoas assim querem aproveitar seus anos de estudo para apreciar teorias complexas e argumentos inteligentes, pois assim se sentem inteligentes e valiosas como seres humanos. Mas a mensagem de Jesus nas mãos da igreja de Deus corta tudo isso pela raiz. É ou não é. Tão simples que um analfabeto pode entender.

O desafio está na entrega de nosso valor e de nossas conquistas, a fim de nos tornar como crianças, para desistir da nossa justiça e conceito do universo, para encontrar em Jesus a única verdade duradoura e redentora.

E qualificados para este desafio são poucos.

Deixe uma resposta