No primeiro estudo que fazemos com os de fora, lemos o verso 105. Serve para estabelecer que as Escrituras Sagradas são o nosso guia nas coisas de Deus. A Bíblia é nossa autoridade, e não nenhum homem, obra de homem, ou opinião de homem. Como guia, a palavra de Deus não responde a todas as nossas perguntas, mas nos fornece luz suficiente para tomar o próximo passo e para saber a respeito do nosso destino final.

“As Escrituras nos dão a informação de que precisamos para determinar a vontade de Deus” (Constable). Não é preciso procurar além da Bíblia para saber o propósito de Deus nem a sua vontade para o seu povo. Quem busca revelações além da Bíblia incorre em erro.

O salmista assume o compromisso perante Deus de obedecer a palavra, 106. Ela não é guia para ele somente na teoria, mas sim na prática. Sua afirmação sob juramento indica a seriedade e a solenidade do compromisso. Assim, para o cristão, o batismo sinaliza momento semelhante e cada oportunidade do arrependimento reforça o compromisso de seguir fielmente a Cristo.

O caminho guiado por Deus não está livre de impedimentos e dificuldades, 107. O salmista pede preservação por Deus porque faz parte deste caminho a dependência total do Senhor. A palavra conduz, necessariamente, à oração.

Nessa dependência, o salmista é levado ao louvor, 108. Sua oração pedindo que Deus aceite o seu louvor é sinal de que ele o considera como seu sacrifício, Hebreus 13.15.

Por que continuar a seguir o guia da palavra de Deus, se isso coloca sua vida em constante perigo? 109. Porque há algo que importa mais do que a vida física.

O compromisso de seguir a palavra de Deus vai até o fim, 112. Seu interesse não é apenas em fazer a caminhada, ou como se diz hoje, em aproveitar a jornada, mas sim em chegar ao fim. O cristão tem uma visão mais clara do que o salmista sobre do que consiste o fim: a habitação eterna e celestial ao lado de Deus.


Reflexão

Quais são as evidências na sua vida de que a palavra de Deus é guia e luz?

Como herança, como é que a palavra de Deus satisfaz nosso desejo de possuir algo de valor?

Como pode você manter o seu alvo em foco para que seu compromisso com a palavra de Deus permaneça fixo?

Orar

Pai nosso, a sua palavra é a nossa herança, a nossa propriedade, a nossa esperança. Ajude-me a meditar sempre nela para chegar no desejado fim.

Senhor, ajude-me a renovar a cada dia meu compromisso de seguir Jesus e de ser fiel à palavra dele.

Deus eterno, queremos claridade em nossa vida, para que possamos entender o significado de tudo e encaixar as peças no devido lugar. Que sua palavra nos ilumine!