Fato: A palavra “igreja” (o termo grego é ekklesia) não aparece em 10 dos 27 livros do Novo Testamento.

Ela está faltando destes livros:

  • Os evangelhos de Marcos, Lucas e João
  • 2 Timóteo e Tito
  • As duas cartas de Pedro
  • 1 e 2 João
  • Judas

O que isso significa? Nada além do fato que o Novo Testamento usa muitos termos e figuras para descrever a família de Deus. Alguns escritores, por causa do momento, das circunstâncias, usam alguns desses termos ao invés de outros.

Ver, por exemplo, os termos que Pedro usa em 1 Pedro 2.9 para descrevê-la. E em 1 Pedro 4.17 a chama de “casa de Deus”, isto é, família de Deus.

Então, a igreja está presente em todos os livros do Novo Testamento, mas por outros termos e descrições.

Nos três evangelhos, a palavra não é usada, pelo menos, em parte, porque a igreja não existia ainda, durante a vida e ministério de Jesus. Mateus a usa apenas duas vezes, nos capítulos 16 e 18. No primeiro, é claramente no futuro (verso 18). A igreja começa a existir a partir de Atos 2, após a ascenção de Cristo ao céu, no dia de Pentecoste. Mas nos evangelhos há muitas referências sim ao reino de Deus, do qual a igreja é a presente manifestação. Ver Marcos 9.1.

Nota-se, de passagem, que em lugar nenhum da Bíblia encontra-se tais termos aplicados à igreja: Batista, Metodista, Presbiteriana, Católica, Luterana, Universal, Pentecostal, etc. Vale lembrar que a palavra “igreja” não é usada no Novo Testamento no sentido de prédio, local, hierarquia ou denominação. São usos estranhos à Bíblia e ao plano de Deus.

Se eu não conseguia achar a igreja da qual eu fazia parte dentro da Bíblia, eu ficaria preocupado. A igreja estabelecida por Jesus é uma só, não precisando de nomes para denominá-la.

Ela é descrita, sim, como igreja de Deus, de (ou em) Cristo, dos santos (cristãos), indicando a quem ela pertence e de quem ela é composta.

Eu quero fazer parte dessa igreja, dessa família de Deus, que a ele pertence, que Cristo estabeleceu, sem divisão, sem denominação, sem deturpação, como ele projetou, criou e até hoje preserva, para entrar com ela nas habitações celestiais e eternas. E você?