Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

O eterno propósito de Deus

Deus queria que, por meio da igreja, os poderes e as autoridades dos céus conhecessem a sua sabedoria em todas as suas formas. E isso está de acordo com o eterno propósito de Deus, realizado em Cristo Jesus, nosso Senhor. Por intermédio dele, nós podemos nos apresentar diante de Deus com confiança e sem medo, por meio da fé que temos em Cristo.
Efésios 3.10-12 VFL

  1. A igreja tem papel central no propósito de Deus. Não se pode assumi-lo sem agir como igreja, sem participar da igreja do Senhor. Não estamos falando de denominação, a qual é excluída do seu propósito, pois é na sua essência divisão, e não união. Estamos falando da igreja que ele projetou e cujo plano está no Novo Testamento para o seguirmos.
  2. A igreja tem uma missão estabelecida por Deus: a de tornar conhecida a sabedoria salvadora dele. O Senhor a criou como parte do seu projeto de divulgar sua grande obra em Cristo. Os santos têm por obrigação submeter-se à vontade dele neste ponto básico do seu plano. Quem deixa de participar deste projeto se exclui da sua graça.
  3. O propósito de Deus é eterno. O plano para estabelecer a igreja também o é. Esta não era uma ideia de última hora quando os judeus rejeitaram o Reino do Messias. A igreja não é um tapa-buraco que Deus deixou no lugar. Esta ideia premilenista erra e limita o poder e o propósito de Deus. O reino de Deus foi estabelecido após a ressurreição de Jesus, quando a igreja começou, Atos 2. A igreja é a manifestação atual do Reino de Deus na terra.
  4. Todo o propósito de Deus foi “realizado em Cristo Jesus”. O que Deus “queria” ele fez em Cristo. Nada sobre o plano divino falhou quando nosso Senhor veio à terra. Ele completou toda a vontade do Pai.
  5. A igreja tornará conhecida a sabedoria de Deus “em todas as suas formas”. Ela é rica e completa, fornecendo aos santos tudo o que precisam para sua vida piedosa e sua obra espiritual. “Cristo (…) é a sabedoria de Deus” 1 Coríntios 1.24. A sabedoria humana é incompleta, falha, limitada e tendenciosa; ela causa divisão entre as pessoas. A sabedoria de Deus reconcilia.
  6. Citação: “É tolice máxima, portanto, para os homens pensarem que poderiam estabelecer organizações educacionais e outras que pudessem entregar esta informação ‘melhor do que a igreja’. Qualquer organização humana que finge dar benefícios espirituais ou morais ao ser humano é uma violação dos direitos exclusivos da igreja. Esta Deus estava preparando ao longo dos séculos, e ele finalmente a estabeleceu por meio do sangue do seu Filho” (Zerr).
  7. Reflita: Aceitei ser participante da igreja na divulgação do evangelho? Como posso ser mais atuante no evangelismo?

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén