Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

Esdras 1, o despertar de Deus

Os preparativos para a volta do povo de Israel do exílio ocorreu por causa do despertar entre os homens, da parte de Deus, tanto do lado do rei Ciro como do lado do próprio povo de Judá e Benjamim.

o Senhor despertou o coração de Ciro, rei da Pérsia”, v. 1.

“Então os líderes das famílias de Judá e de Benjamim, como também os sacerdotes e os levitas, todos aqueles cujo coração Deus despertou, dispuseram-se a ir para Jerusalém e a construir o templo do Senhor”, v. 5.

Fica evidente que toda esta obra é do Senhor. Como em todo momento da história da salvação, a iniciativa é da parte de Deus.

De fato, o Senhor já tinha planejado e anunciado que levantaria Ciro para restaurar o templo em Jerusalém (Is 44.28; 45.13; 48.14-15). Até o chamou por nome!

Como é que Deus despertou o coração deles? O texto não nos informa. Alguns especulam que foi por meio de profecia de Daniel. É uma possibilidade, entre outras. Quaisquer que fossem os meios, Deus o realizou. (Como nós nos preocupamos com os meios!)

As afirmações também frisam a soberania de Deus. Ele exerce sua autoridade sobre tudo e todos, mesmo sobre o homem mais poderoso da época, rei de um povo pagão. Quando Deus quer fazer alguma coisa, não há ninguém que o impede.

Esta grande lição nos lembra que ele quer espalhar o evangelho por toda parte e quer trazer para ele muitos filhos. Ele quer que seu povo seja santo para representá-lo no mundo e falar a sua palavra. Podemos evangelizar tranquilamente neste conhecimento de que a vontade dele será feita. A única dúvida: faremos nós a sua vontade?

(Esdras 1-10 faz parte da nossa leitura da semana.)

2 Comments

  1. Muiito edificante. Precisamos deixar DEUS agir mais em nossas vidas. Ele tem todo poder e toda autoridade!

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén