A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

Deus congela os oceanos?

Estou lendo a Versão fácil de ler este ano nas minhas leituras devocionais. De vez em quando encontro algum probleminha. Hoje, achei um e enviei email ao consultor de tradução da Liga Bíblica Internacional, responsável pela versão. O texto que enviei se encontra abaixo, com duas pequenas acréscimos.

A tradução de Jó 37.10: “(…) congela os oceanos”, sugere uma impossibilidade. Os oceanos não se congelam por inteiro. (Apenas 15% é congelado durante algumas épocas do ano, segundo o americano National Ocean Service.) Eliú quer sugerir que Deus faz o impossível? Ou ele é ignorante quanto a esta impossibilidade? Ele parece estar falando de experiência própria e as probabilidades são que ele não veio de uma região marítima nem que pertencia a um povo marítimo.

A NAA tem: “uma grande extensão de água congela”; a NVT: “congela grandes extensões de água”; a NVI: “as vastas águas se congelam”; até a OL, interpretativa: “até os rios mais vastos gelam”.

O termo hebraico (רֹחַב) significa “largura, expansão, extensão” (DITAT), e parece que seria melhor manter essa ideia do que interpretar como “os oceanos”, evitando assim o questionamento sobre a impossibilidade do completo congelamento dos oceanos.

Deixe uma resposta