Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

ministérios

Deveria fazer curso de teologia?

PERGUNTA: Sou novo convertido há pouco mais de um ano, e estou comprometido no crescimento espiritual. Estou pensando em fazer um curso de Teologia. Se você recomendaria este curso, e caso positivo, qual seria (seguimento, curso livre ou do MEC). Sei que o presencial é o melhor, mas nesse caso, o curso à distância é o que me atenderia. Então, por ser a distância poderia fazer o curso em qualquer faculdade do Brasil.

É bom ver irmãos novos ainda dedicados ao crescimento depois de convertido. Tanta gente fica relaxado depois de batizado, infelizmente. É tão importante continuar o máximo de esforço para aprender de Cristo ao longo da vida.

Não conheço, obviamente, o curso oferecido no link que mandou. Geralmente, porém, não recomendo que irmãos façam cursos de teologia ou de estudos bíblicos que não sejam da irmandade, pois há tantas maneiras de más influências conduzirem a mente para longe da verdade do evangelho. Conheço muitos casos de irmãos que estudaram cursos denominacionais de teologia e voltaram ensinando doutrinas falsas.

Fica difícil para a grande maioria de irmãos cursar um programa de estudo presencial, mas há opções que oferecem bastante recursos e subsídios na aprendizagem.

  1. Aproveitar-se dos eventos da irmandade, como o ENOC, o Congresso Cristão do Nordeste, o CRE em Campinas e outros estudos intensivos oferecidos pela irmandade.

  2. Ler livros escritos por irmãos. Hoje, temos várias editoras ou produtoras de livros: Editora Ebnesr, Projeto Alcance, Resgate Editora, Verdade para Hoje. Outros irmãos, como Klaus Siebje e João D’Arc, têm publicado seus próprios materiais.

  3. Assinar a revista EDIFICAÇÃO, a única que circula entre as congregações no Brasil, pelo que sei.

  4. Seguir sites da irmandade. O Projeto Alcance oferece irmaos.org, cristaos.org, deusconosco.com e alcanceweb.com, entre outros.

  5. Se conhece o inglês, ler sites das irmandade nessa língua. Também oferecemos matérias em inglês em sites como forthright.net, fellowshiproom.com, brotherhoodnews.com, believingprayer.com e randalmatheny.com. E há muitos outros. Isso vale também para livros da irmandade em inglês. Há bastante oferta.

Com estas sugestões, creio que teria material suficiente para muitos anos de estudo proveitoso de fontes que são de modo geral fidedignas e fiéis às Escrituras.

A abordagem acadêmica nem sempre produz bons servos. Jesus não estabeleceu uma escola e sim uma comunidade no meio da qual os irmãos encontram todas as possibilidades de crescimento e amadurecimento.

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén