Crescimento da igreja de Cristo

aspectos de crescimento cristãoO crescimento mais evidente na igreja do Senhor é o numérico, um aspecto importante, mas há vários outros em que os discípulos devem crescer. Depende de cada cristão esse tipo de crescimento robusto. Vejamos alguns destes:

#1. Número. “Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia” (Atos 16.5 NVI). Números são importantes, porque cada número representa para Deus uma alma. Em si, nada significam, por isso que o crescimento tem de incluir mais que números apenas.

#2. Amor. “Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês” (1 Thessalonicenses 3.12). Como a marca registrada dos seguidores de Cristo, o amor tem de ser desenvolvido cada vez mais no meio cristão.

#3. Boas obras. “Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir” (1 Timóteo 6.18). “O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém” (Hebreus 13.20-21). Ao conhecer e aplicar as Escrituras na sua vida, o homem de Deus será “apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.16.17).

#4. Obediência. “Portanto, meus amados, assim como sempre obedecestes, não somente em minha presença, mas muito mais agora em minha ausência, assim também operai vossa salvação com temor e tremor” (Filipenses 2.12). A obediência é apresentada, geralmente, como tudo ou nada, mas há momentos em que percebemos que ela amadurece, como na ausência de quem nos ensinou o evangelho.

#5. Graça e conhecimento.Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém” (2 Pedro 3.18). “E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus (…)” (Colossenses 1.10). A verdadeira graça de Deus se apresenta a nós para nos abençoar e para nos tornar canal de bênção aos outros.

#6. A fé. “Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros” (2 Thessalonicenses 1.3). “Nossa esperança é que, à medida que for crescendo a fé que vocês têm, nossa atuação entre vocês aumente ainda mais” (2 Coríntios 10.15b). Quanto mais fé, mais possibilidades de Deus trabalhar na nossa vida e por meio de nós.

Enfim, em tudo. A igreja de Cristo deve crescer de todas as formas para ser corpo saudável que agrada ao seu Senhor. “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15).

São muitas as qualidades que devem crescer em nós, conforme escreveu Pedro (2 Pedro 1.5-11). “Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos” (verso 8).

2 thoughts on “Crescimento da igreja de Cristo

  1. É Necessário que nós Cresçamos no pleno conhecimento da Verdade, e que Busquemos de fato à vontade de Deus em todos os sentidos em nossas Vidas, principalmente no que diz respeito ao Perdão de uns para com os outros; dessa forma seremos Verdadeiramente Cristãos.

Deixe uma resposta