A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

7 fatos fundantes sobre Colossenses 3.15-17

Eu e Paulo César continuamos estudando a palavra de Deus. Hoje cedo, antes de ele abrir a academia, prosseguimos no estudo da lição sobre cânticos na adoração da igreja. Esta lição fará parte da segunda edição do livro: Os maiores assuntos da Bíblia. (Talvez seja lançado no ano de 2020.)

Analisamos o texto de Colossenses 3.15-17. Vimos estes pontos relevantes:

  1. O mandamento: “cantem”, é uma ação específica. Exclui a opção de tocar instrumento, pelo princípio da especificação. Deus determina como devemos adorá-lo.
  2. Cantar é maneira de deixar a palavra de Cristo habitar no nosso coração. O verbo “habitar” é o verbo principal do parágrafo.
  3. Cantar é maneira de ensinar uns aos outros. O instrumento não consegue cumprir esta ordem. O cântico não é só louvor. Tem seu aspecto horizontal também.
  4. Cantar é uma ação conjunta da igreja. Há grande poder em cantar juntos, reforçando a palavra de Cristo em nosso coração.
  5. Três vezes neste parágrafo, uma vez por versículo, Paulo frisa a importância da gratidão. Nossos cânticos devem refletir a gratidão e devem incluir ações de graças.
  6. Cantamos (e não tocamos instrumento) porque fazemos tudo “em nome do Senhor Jesus”, isto é, pela sua autoridade. Podemos fazer somente o que ele autoriza.
  7. Fazer essas coisas da forma como ele ordena nos trará a paz de Cristo, v. 15. Quando resolvemos fazer diferente, seremos causa de divisão e perdição.

Eu queria compartilhar estes pontos com todos, antes de ir eu mesmo para a academia para treinar esta manhã. Vamos todos nos treinar na piedade, isto é, em nossos deveres espirituais para agradar ao Senhor Jesus.

1 Comment

  1. Aida

    Explicação perfeita e sem sombra de dúvidas.

Deixe uma resposta