Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Estudos bíblicos

Chamados de acordo com o seu propósito

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8.28

  1. Sabemos. A vida em Cristo não é cercada por dúvidas, mas sim por certezas. A fé se fundamenta na promessa e no poder de Deus, manifestados ao longo da história e confirmados sempre como fidedignos.
  2. Que Deus age. Nosso “propósito” é “proclamar as obras maravilhosas” de Deus, 1 Pedro 2.9 VFL, tanto o que ele já fez em Cristo para nossa redenção, Romanos 8.3, bem como o que continua fazendo no Espírito Santo (ver ao longo deste capítulo, como nos vv. 9-11, 16, 26-27). Deus não parou de trabalhar neste mundo nem nas nossas vidas.
  3. Em todas as coisas. Nenhuma coisa escapa do controle dele. Deus é soberano e guia tudo para o fim por ele determinado. Mesmo as rebeliões humana e satânica são por ele usadas para realizar sua obra. Deus não torna as coisas ruins e más em coisas boas, mas ele age em todas elas para o bem.
  4. Para o bem. Deus é bom e tudo o que faz é bom, Salmo 119.68. Assim, ele age para o bem dos justos. Agora, quem define o bem é ele mesmo. Sua definição nem sempre combina com o conceito humano, então é preciso confiança nele para que ele possa produzir o bem em nós.
  5. Daqueles que o amam. Deus produz o bem naqueles que cooperam com ele e que se submetem à sua vontade. Quem lhe resiste não poderá receber tal benefício. É marcante a descrição que Paulo faz aqui dos cristãos. Somos os que amam a Deus. O amor abrange a submissão à sua vontade e a obediência aos seus mandamentos.
  6. Dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Paulo assim reforça a descrição daqueles que recebem o bem da parte de Deus. O propósito de Deus é a salvação e a reprodução da sua imagem no ser humano, isso para possibilitar a comunhão entre ele e sua criatura. Ele nos chama a entrar no seu propósito para receber essa bênção.
  7. Reflita: Quão forte é a minha confiança no propósito de Deus, na sua ação na minha vida, mesmo quando não fica evidente?

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén