A primeira afirmação do salmista, sobre o amor à lei de Deus, 97, determina o teor de toda a divisão. Este amor não é teórico, mas funcional. Leva à meditação, que é uma ponderação profunda sobre como a lei deve ser observada e vivida. As Escrituras sempre apresentam a meditação como algo que ocorre não somente em horas vagas e tranquilas, mas constantemente, em todos os momentos. Para ele a lei não é peso, mas prazer.

Os mandamentos estão sempre com o salmista porque ele medita neles constantemente e os obedece. Assim, ele se torna mais sábio do que seus inimigos, 98, e também do que seus mestres, 99, e do que os anciãos, 100.

Este último verso dá mais um indício de que o salmista é um homem relativamente jovem (ver v. 9). Por meio dessa seriedade com a lei de Deus, o jovem se mostra qualificado e digno de confiança, 1 Timóteo 4.13-16.

O amor à lei de Deus leva também a duas atitudes complementares. Primeiro, o justo se afasta do mau caminho a fim de poder obedecer à palavra de Deus, 101. É impossível servir a Deus e a outro, Mateus 5.24. É necessário deixar um para se dedicar a outro.

Segundo, ele não se afasta das ordenanças do Senhor, para obedecê-los, 102. Ele nunca encontra motivo de deixar de fazer a vontade de Deus, pois o seu amor pela lei dele o segura nesse caminho. O salmista enxerga a lei como uma comunicação pessoal da parte de Deus: pois tu mesmo me ensinas. Para ele, a lei não é uma coleção de preceitos frios e irreais que nada têm a ver com a pessoa de Deus. Ao contrário, ele sabe que a lei é uma manifestação do amor do Senhor para com seu povo.

Por isso mesmo, ele considera a lei como algo prazeroso e gostoso, 103, pois sabe que por ela ele ganha entendimento, 104.

A divisão começa com o amor e termina com o ódio. Quem escolhe o caminho de Deus odeia o caminho do mal, pois é de falsidade, o oposto da verdade que vem do céu.


Reflexão

Encontre muitas maneiras de expressar seu amor pela palavra de Deus. Cultive tais expressões nas suas conversas.

Como alguém pode ser humilde afirmando que é mais sábio e entendido do que os outros?

Identifique na sua vida algumas coisas das quais você precisa se afastar, que fazem parte de todo caminho mau.

Orar

Senhor, amo a sua palavra! Ela para mim é doce e maravilhosa, fonte de prazer e porta de oportunidade.

Ajude-me, Senhor, a me afastar de tudo o que se opõe à sua lei e a ser fiel em todo o seu caminho.

Que meu ódio pelo caminho falso seja tão forte como o amor pela sua palavra.