Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Bíblia

Amigo: Salmo 119.57-64

'Sou amigo de todos os que te temem e obedecem aos teus preceitos'.

Muita gente quer receber coisas materiais (“bênçãos” ou “graças”) de Deus. Ter Deus como herança, 57, significa muito mais do que ser por ele abençoado. É ter o próprio Deus como nosso único bem, Salmo 16.2. Qualquer perda ou sofrimento na vida não consegue atingir ou privar o seu servo deste bem, 1 Pedro 1.4. A obediência às suas palavras torna o Senhor como nossa herança. Ninguém pode nos separar dele, mas nós mesmos podemos abandoná-lo.

“Graça”, 58, é literalmente face. Indica a presença e aprovação de Deus. O salmista tem buscado viver sempre em comunhão com Deus e duma maneira que seja aceitado por ele.

Por meio de processo de constante reflexão sobre sua própria conduta, o salmista se volta aos testemunhos de Deus, 59. Embora a linguagem descreva bem o processo do arrependimento do pecador, no contexto parece se preferir melhor à constância do fiel. Há necessidade de atenção contínua à conduta. A reflexão leva à necessária ação e, quando é preciso, à correção de rota.

A prontidão não demora em obedecer, não questiona, não hesita, com fez Ló, Gênesis 19.16, pois confia plenamente na sabedoria de Deus, 60. (Ver v. 32.)

Não existe hora imprópria de expressar a gratidão a Deus pela sua justiça revelada nas suas ordenanças, 62.

Embora os ímpios se oponham ao justo, 61, o compromisso de temer a Deus e lhe obedecer cria entre os de igual espírito a solidariedade e a amizade, 63. A lei de Deus une aqueles que a segue.

Se a terra demonstra o amor (chêsêd) de Deus, o salmista quer para sua própria vida a manifestação desse amor fiel do Senhor, 64.


Reflexão

Por que queremos mais do que Deus como nossa porção ou herança? Por que não ficamos contentes com sua presença conosco?

Como ter um coração completamente dedicado a Deus? Como evitar um coração dividido? Como buscar o Senhor “de todo o coração”?

O que faz parte da reflexão que se deve fazer sobre a vida que leva? Quais os seus elementos?

Como criar espaço na sua vida para a reflexão, para a gratidão, para a busca da face de Deus?

Orar

Pai, quando os outros estão dormindo e ocupam-se com interesses desse mundo, quero desenvolver a minha gratidão por toda a sua graça na minha vida e quero considerar toda a sua bondade que manifesta em todo o tempo.

Ajude-me a dar incentivo e encorajamento a todos os que buscam fazer a sua vontade e que seguem o Senhor Jesus Cristo.

Alegro-me, Ó Deus, na minha “possessão” da sua presença na minha vida. Ajude-me a viver contente.

Damos graças, Pai, que este mundo é governado pelos seus justos juízos e está sob o seu controle. Neste fato é a nossa paz e a nossa segurança.

1 Comment

  1. Leandra Cômitte Rodrigues

    Obrigada SENHOR DEUS!!!!!

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén