Irmãos.org

A família de Deus na RMVale, e além

Bíblia

Começando a alfabetização bíblica

Hoje é o dia de conhecer a Bíblia!

No Brasil, o dia 14 de novembro é o Dia Nacional da Alfabetização. É bom conscientizar-nos “sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país”. A leitura é uma bênção de Deus. Todos devem ter acesso a esta bênção.

A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.

Melhor ainda é a possibilidade de ler a palavra de Deus, compreendê-la e produzir na vida a santidade que nos permite viver na presença divina.

Como começar a nos alfabetizar nas Escrituras Sagradas? Seguem abaixo 10 sugestões.

  1. Saiba localizar os livros da Bíblia. Decore os nomes livros na sua ordem bíblica, primeiro, do Novo Testamento e, depois, do Antigo.
  2. Estabeleça um plano diário de leitura da Bíblia. Muitos sites oferecem vários planos que se adéquam à necessidade do leitor. Veja este link para um plano que muita gente segue. Que Jesus não nos condene com a pergunta: “vocês nunca leram o que Deus disse a vocês?” Mt 22.31 NAA.
  3. Aprenda as várias divisões da Bíblia, além dos dois Testamentos, como livros históricos, os poéticos, os proféticos, os evangelhos, as cartas, etc., e como estes agrupamentos contribuem à sua mensagem. Cada grupo fala, à sua maneira, de Cristo! Lc 24.35-37, 44.
  4. Leia um livro bom de introdução à Bíblia, como Introdução ao estudo da Bíblia.
  5. Participe de todas as reuniões da congregação para aprender das leituras, mensagens, estudos e aplicações da Palavra de Deus. Quanto mais tempo se passa dentro da Palavra e junto com os irmãos, mais rápido se pode familiarizar-se com ela.
  6. Peça a Deus em oração para lhe dar maior motivação para o conhecimento das Escrituras e para uma compreensão melhor do seu conteúdo. Coloque-se à disposição do Senhor para fazer toda a sua vontade revelada na sua Palavra.
  7. Comece a praticar o que aprende, logo que toma conhecimento das verdades bíblicas. Sua prática reforça a retenção das informações e permite que tenha uma compreensão mais profunda da verdade. A falta da prática cancela o conhecimento na mente, Tg 1.22-25.
  8. Sane suas dúvidas. Pergunte a irmãos que têm mais tempo na fé. Anote dúvidas quando estas surgem durante a leitura. Saiba que elas têm soluções. Em alguns casos, Deus não revela algo por não ser necessário para nossa salvação, Dt 29.29.
  9. Entenda o objetivo principal das Escrituras: dar-lhe conhecimento do plano da salvação eterna de Deus e condições de servir ao Senhor em todo momento, 2Tm 3.15-17. Tenha certeza do seu propósito bondoso, Jo 3.16; 1Tm 2.3-6.
  10. Tenha paciência. Roma não foi construída num único dia. Seja persistente no estudo. O amadurecimento é um processo. Deixe com que as Escrituras lhe deem paciência e coragem para continuar: “Tudo o que foi escrito anteriormente, foi escrito para nos ensinar, para que tenhamos esperança. E essa esperança vem da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão” Rm 15.4 VFL.

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén