Não sinaliza falta de humildade afirmar que se tem vivido com justiça e retidão, 121. A afirmação não é usada como base de exigir de Deus aceitação da sua pessoa. O autor fala assim para pedir que o Senhor salve um homem dedicado ao seu serviço. O salmo usa a obediência várias vezes para fazer apelo a Deus. “Ele sabe que é algo irracional viver sem dar atenção à vontade de Deus e depois esperar que ele o ajude” (Allen 881).

Ele tem “um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu” Romanos 12.3c. Com a revelação de Deus, o homem de Deus tem como considerar as coisas e até a sua vida por uma perspectiva objetiva. A palavra de Deus serve assim como espelho pelo qual o homem enxerga imparcialmente.

O bem-estar (literalmente, “o bem”) que o autor busca é a liberdade de servir a Deus, 122, sem a opressão dos arrogantes. Ele não procura tanto garantir uma vida próspera para si mesmo como deseja ter plenas condições de viver de modo justo conforme os preceitos de Deus.

Ele está exausto ao esperar pela solução divina, 123, mas ele ainda insiste fielmente e aguarda que Deus aja. A esperança da salvação está ligada ao comprimento da justiça de Deus.

Vendo o desrespeito da lei por parte dos inimigos, o autor considera que é tempo de o Senhor agir, 126, pois ele tem feito tudo o que pode, 121. Somente uma ação divina poderá resolver a situação, 123. Ele deixa o juízo nas mãos de Deus. Sua parte é buscar compreender os seus testemunhos, 125.

O desrespeito da lei faz contraste com o amor que o autor tem pelos mandamentos, 127. Seu amor por estes ultrapassa o amor que alguém poderia ter pelo ouro mais puro e valioso. O amor pelos mandamentos implica no ódio por todo caminho falso, 128. Amar significa odiar ao mesmo tempo o oposto daquilo que se ama.


Reflexão

Que avaliação objetiva você pode fazer da sua vida? Pode dizer que tem vivido com justiça e retidão?

Pelo que o autor diz no restante do verso 125, o que significa ser servo de Deus?

Alguns desprezam linguagem sobre o que cabe a Deus e o que cabe ao homem na salvação. O que este texto diz a respeito da parte de cada um?

Orar

Senhor Deus, dê-me perseverança para que eu possa ver a sua salvação. Não me permita a desistir da minha fé e das certezas da sua verdade.

Trate-me como seu servo que faz parte da grande aliança por meio do sangue de Cristo. Quero conhecer mais ainda seu amor fiel e leal em todos os seus aspectos. Quero mergulhar na sua bondade e envolver-me com as vestes da sua santidade.

Doi-me profundamente ver o desrespeito que muitos têm pela sua palavra. Fico mais determinado ainda de obedecer-lhe. Faça com que eu seja filho submisso e feliz na vivência da sua graça.