edificação mútuaOntem, falamos que a edificação não depende de número. Essa seria a primeira verdade, para quem a procura, conforme o título do artigo. O que queremos dizer com esta afirmação?

Tem gente que só fica animado quando há muitas pessoas na reunião. Se há menos pessoas do que o esperado, fica desanimado. Quando mais gente, mais emocionado.

A edificação espiritual, porém, não depende de um número grande de pessoas.

Agora, a segunda verdade: A presença de cada pessoa é essencial nas reuniões porque permite maiores oportunidades de edificação. De edificar o outro, e de ser edificado.

Isso conforme Hebreus 10.25: “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando” (NTLH).

A presença de cada irmão e irmã nas reuniões é tão importante, porque estas são os meios pelos quais Deus nos dá firmeza na fé. Quando um se ausenta duma reunião, priva os outros irmãos da sua presença incentivadora.

Quando falamos: “Senti sua falta”, é um reconhecimento que somos diminuídos com a falta de um irmão. Uma confissão da nossa necessidade uns dos outros.

Ou seja: quando você não vem, eu também não ando tão bem.